Primeira exposição individual de Vagner Donasc segue até 10/12 em Ipanema
domingo, 8 de dezembro de 2013Processos da natureza humana, sua organização e habitat, são os pontos de partida de Vagner Donasc na construção das diferentes linguagens usadas em LVDO, sua primeira exposição individual que segue em cartaz na galeria Homegrown, em Ipanema.
O artista plástico elegeu a ilusão, a mentira da vida real adornada pela propaganda do mundo perfeito, como tema central de sua obra, estabelecendo um discurso ácido e político ao chamar atenção para o conceito de seu trabalho.“Busco representar em minha arte a ilusão do mundo real, a mentira da vida cotidiana. Do que as pessoas se escondem? O que querem camuflar? Qual a razão de fingir ser o que não é? Em qual mentira querem acreditar: na propaganda feita pela mídia, ou na história contada nos livros? No ser humano? Nas drogas? No delírio? Na fuga da realidade? Na desilusão?”, questiona o artista em LVDO.
O discurso proposto por Donasc está refletido em séries de pintura, desenho, fotografia, escultura e colagem, e na mistura experimental dessas técnicas. Tudo começou com a série E Agora José?, onde ele pinta e destrói a sua própria criação, em um processo de construção e desconstrução de sua arte. Ao retirar a pintura recém feita com a espátula, o artista destaca que sempre existe algo por traz de uma ideia, que nada é realmente o que parece ser. Desta série, Vagner apresenta duas telas A festa acabou e Dos outros/pros outros.
Em Magazine, o artista rasga os textos de dezenas de revistas, deixando apenas as imagens. Com isso, o artista chama atenção para as mentiras contadas pelos meios de comunicação. Juntas, as edições destruídas formam uma escultura em mosaico com diferentes cores e relevos. Em LVDO, o artista expõe seis obras, entre elas MANCHETE/Olha o caô, em que ele rasga, cola e grampeia em madeira seis revistas Manchete, dos anos 70.
Ainda trabalhando com revistas, o artista satiriza as propagandas da vida perfeita na série Cosmoconha, fotografias de anúncios desfigurados com maconha. Em Era uma vez uma propaganda ele dobra, cola e rasga cartazes de shows, depois interfere com desenhos e pinturas.
Em Super-Dosagem, Donasc esculpe com caixas de remédios controlados. Centenas de caixas são dobradas e agrupadas em referência ao uso indiscriminado dessas substâncias como forma de fugir da realidade. Nesta série, o artista se inspira na música Wanna be sedated, dos Ramones.
Serviço:
O que: LVDO
Quando: Até 10/12, de segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados, de 12h às 18h
Local: Homegrown
Endereço: Rua Maria Quitéria, 68, sobreloja, Ipanema
Valores: Entrada franca
Mais informações com a Homegrown: (21) 2513-2160
Mais notícias sobre Ipanema:
- Galeria em Ipanema apresenta exposição da artista plástica Mica Bardot
- Oi Futuro Ipanema encerra Festival Sonoridades no próximo fim de semana
- Ipanema: Aprovados para estágio forense devem se apresentar até sexta-feira
- Programa antipichação faz limpeza em Ipanema
- Banda de Ipanema fecha Carnaval de multidões e muito lixo